Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

04/11/2003

Case study: Teses nºs 1 e 2 sobre O Pipi. O Pipi é um grunho; talvez genial, mas certamente grunho.

Com estas duas teses, o Impertinente inicia a publicação duma série de reflexões desalinhadas e desconformes sobre esse fenómeno das audiências blogosféricas que trata da mecânica do sexo - O Meu Pipi.
As teses não são crítica literária, por variadas razões. A começar pela incompetência do Impertinente e a acabar porque a crítica literária definitiva do Pipi foi já feita pelo Dr. Pedro Mexia – o texto tem o título Singularidades deste doce idioma camoniano, mas perdi-lhe o rasto.
Por coincidência, estas primeiras teses saem pouco depois do fogo de barragem com que a minha fada blogueira Doutora Amélia mimoseou os discípulos do Pipi, acorrendo a proteger os flancos da Doutora Charlotte que também se enxofrou com os zurros dos asnos.
Isso obriga-me a esclarecer que não venho em socorro daquelas Senhoras Doutoras, por duas razões essenciais. Primeiro porque já não há pachorra, no século XXI, para cavaleiros andantes, e segundo porque elas têm que chegue para os filhos do Pipi ou quaisquer outros filhos.

Tese n.º 1 – O Pipi talvez seja genial
Esta tese, na sua versão mais conclusiva, é do Dr. Pedro Mexia, merecendo, por isso algum respeito. Lembro-me da conclusão do seu citado texto onde escreveu: O Meu Pipi é genial, dentro do género. Mas nem todos gostarão do género.
O Impertinente, por exemplo, só consome o género em doses moderadas, por períodos limitados, e se a produção tiver qualidade, que amortize parte da vulgaridade, como é o caso da prosa pipiana.

Tese n.º 2 – O Pipi é um grunho
Esta sim é uma tese original e, aparentemente, bastante solitária na blogosfera.
Mas o que é um grunho? Um grunho é um grunho, ponto final.
É claro que, teoricamente, ou em laboratório, pode haver grunhos geniais, mas ocorrência da genialidade terá uma frequência baixíssima, porque os grunhidos, isto é as manifestações dos grunhos, são geralmente bastante primitivos e estão estatisticamente associados ao atraso mental.
Uma consulta aos comments dos postings do Pipi é suficiente para confirmar que a maioria dos comentários feitos por grunhus vulgaris são puros exercícios de bestialidade analfabeta.
Aliás este facto experimental é um dos fortíssimos argumentos que poria em causa a competência do Pipi, se o Pipi fosse médico. Com tais efeitos secundários na exacerbação da idiotia congénita do grunhus vulgaris, a medicina do Pipi não poderia ser grande coisa.

Outras teses a publicar brevemente – sobre os públicos do Pipi, as razões do seu sucesso e outros temas igualmente excitantes.

Sem comentários: