Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

20/08/2024

Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa (21)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa» e do «Semanário de Bordo da Nau Catrineta». Outras Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa.

Ferrovia, a paixão do Dr. Pedro Nuno (e dos seus antecessores)

Entre 1995 e 2018 a rede ferroviária reduziu-se de 18%, a terceira maior redução na UE (lá está, uma vez mais no topo da Óropa); a cidade de Lisboa está no último lugar das cidades europeias em matéria de acessibilidade ferroviária; 76% da rede ferroviária tem via única (um comboio não pode cruzar-se com outro), apenas 71% da rede está electrificada; apenas 2% das estações são especializadas em carga.

A extensão actual de 1.917 km da rede ferroviária é inferior aos 2.344 km da rede existente em 1895. O plano Ferrovia 2020, que deveria estar concluído há quatro anos, em 2024 tem um atraso total de 35 mil dias no conjunto dos troços previstos.

Quando é que o Dr. Pedro Nuno vai cobrar a liquidação da Silopor ao Dr. Montenegro

A Silopor é uma empresa pública de armazenagem de cereais com terminais portuários na Trafaria e no Beato que está em liquidação por imposição da CE há 24 anos (dezassete dos quais sob tutela socialista) e terminará no próximo ano a concessão.

«Em defesa do SNS, sempre» / «O SNS é um tesouro»

«O Governo falhou, foi incompetente na gestão do SNS em plena época de verão» disse, com toda a razão o Dr. Pedro Nuno, actual capo do PS. Comecei por pensar que se estava a referir aos três governos em que participou durante oito anos, mas não, ele referia-se ao governo do Dr. Montenegro que vai a caminho do quinto mês.

E, no entanto, bem faria o Dr. Pedro Nuno se com o mesmo olho crítico olhasse para a gestão do SNS dos governos por onde andou porque, como disse o Sr. Eng. Guterres, um antigo capo socialista e actual SG da ONU, a respeito da chacina que o Hamas perpetrou em Israel, o descalabro do SNS «didn't happen in a vacuum». Por exemplo os encerramentos das urgências, em particular de ginecologia e obstetrícia devem-se à incapacidade de as administrações dos hospitais gerirem, as escalas de férias dos seus médicos o que vem acontecendo há anos.

O choque da realidade com a Boa Nova do “Mais Habitação”

Metade das verbas destinadas à habitação do PRR (a bazuca do Dr. Costa), que atingem 4,2 mil milhões de euros já foram atribuídas e só 132 das habitações com financiamento garantido estão concluídas.

A engorda do Estado sucial foi a magnum opus socialista (com alguma ajudas do PSD)

O Dr. Passos Coelho herdou 730 mil funcionários públicos do Eng. Sócrates e conseguiu despachar 75 mil, perdendo outros tantos votos, reduzindo-os para 655 mil funcionários. O Dr. Costa transformou em 750 mil a herança que recebeu aumentando em 8,4% o salário médio no último ano.

Sem comentários: