Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

10/08/2024

Dúvidas (374) - Será excessivo o turismo em Lisboa?

Nos últimos tempos multiplicaram-se as notícias e os comentários sobre o excesso de turismo em Portugal e em particular em Lisboa. Será assim? Numa pesquisa rápida encontrei alguns números que permitem comparar Lisboa com outras cidades em termos relativos.

Fonte: Greensavers

O quadro acima parece confirmar o excesso de turismo em Lisboa, no entanto, temos de colocar reservas a esta conclusão quando, por exemplo, comparamos Lisboa (545 mil residentes) com cidades como Dubrovnik (42 mil residentes) ou Amsterdam (920 mil residentes). 

Ao quadro seguinte dos números totais de entradas (e não apenas as entradas turísticas) em 20 grandes cidades mundiais acrescentei os indicadores correspondentes aos números de entradas de turistas na cidade de Lisboa e na Área Metropolitana de Lisboa (fonte) que mostram duas realidades muito diferentes. 
 
Créditos

Os números de Lisboa parecem mostrar um enorme excesso comparativamente com as outras cidades, mas fará sentido comparar uma cidade artificialmente contida em limites administrativos com 550 mil residentes com cidades com vários milhões?  Não fará mais sentido comparar com a Área Metropolitana de Lisboa (AML) e os seus 2,87 milhões, ou pelo menos com os seus concelhos mais próximos nos eixos Lisboa-Cascais e Lisboa-Sintra (cerca 1,4 milhões no conjunto), de onde resultaria um excesso de turismo bem menos pronunciado?

Sem comentários: