Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

22/07/2024

Crónica de um Governo de Passagem (10)

Navegando à bolina
(Continuação de 9)

A Nação não está em bom Estado

Escrevo de ouvido e de leitura, visto que, como de costume nos espectáculos políticos, não vi o debate, chamemos-lhe assim, do Estado da Nação no parlamento. Parece ter sido uma peixeirada de baixo nível, quero dizer ao nível de muitos parlamentares e em particular daqueles que falam para ressabiados com QI<80 e apelam aos intestinos da plateia.

O governo AD ainda tem de pedalar muito para chegar ao nível dos governos do Dr. Costa

Queixa-se o PS que o governo AD está a demitir toda a gente nomeada pelos governos PS. Feitas as contas certas, o governo AD fez sete demissões em quatro meses, ainda muito longe do score de 273 demissões do primeiro governo PS no mesmo período.

«Quem tem a bitola certa nunca se perde nos trilhos da vida»

Já escrevi que também quanto à preferência pela bitola ibérica, incompatível com a bitola internacional adoptada na Óropa, o governo AD do Dr. Montenegro partilha das ideias dos governos do Dr. Costa. Para não me repetir, remeto para as «11 perguntas ao ministro Miguel Pinto Luz» de Henrique Neto que são tão pertinentes e evidentes que fazem suspeitar que a resposta seja mais uma teoria da conspiração.

Governo AD imita o PS e também defende que «o SNS é um tesouro»

Nos 30 dias iniciados em 14 de junho foram encerrados mais 34 atendimentos SOS para grávidas, um aumento de 40%, e quadruplicaram os serviços com congestionamentos, comparativamente com o mesmo período do ano passado (fonte).

… e também mostrou algum serviço de Boas Novas

Fechou acordos salariais com professores e polícias, anunciou vários pacotes, e anunciou decisões sobre o TGV, o novo aeroporto de Lisboa e uma nova ponte sobre o Tejo.

Sem comentários: