Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

31/10/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (89b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 89a)

Vítimas do socialismo imaginário do PS arrastam-se atrás das vítimas do socialismo real

Aproveitando o gráfico de um artigo de opinião com o título «O desastre russo» (que bem poderia ser «O desastre português») de Ricardo Reis podemos comparar o crescimento do PIB dos cinco ex-membros do bloco soviético com o crescimento português para concluirmos que estamos mais próximo da evolução da Rússia do que dos seus ex-satélites mais pobres.

A justiça do Estado sucial não é cega, tarda e falha

Depois de 11 (onze) anos a mastigar milhares de emails que suportavam a prova no caso EDP/CMEC, contra o Dr. Mexia e os seus associados, incluindo o Dr. Pinho, um acórdão do STJ atirou com a prova para o lixo. Se os julgamentos de Nuremberga da liderança nazi da Alemanha que decorreram durante 11 meses fossem entregues à justiça portuguesa, os 12 condenados à morte teriam morrido de velhos em sossego nas suas camas.

A associação de malfeitores Espírito Santo-PS infectou o Estado sucial

A falência do GES é uma espécie de paradigma da governação socialista na sua encarnação socrática. Concluiu-se agora que o procurador do MP no caso GES é amigo e padrinho de uma filha de uma juíza do colectivo de juízes desse caso que foi casada com um quadro do GES que recebeu mais de um milhão do “saco azul” do Dr. Salgado (fonte). Se isto não é mafioso, a Mafia é uma escola de virtudes.

O Estado de Direito está cada vez mais torto

Com a justiça portuguesa nesse estado, não espanta que Portugal tenha caído para o 28.º lugar em 149 do ranking do World Justice Project, o pior lugar desde 2015. Dos vários factores que compõem o índice a pior classificação é na força dos organismos reguladores (42.º) e na ordem e segurança (49.º).

«Empresa Financeiramente Apoiada Continuamente (pelo) Estado Central»

O Dr. Costa Silva prevê um «final feliz» com custos para os contribuintes da nacionalização e posterior privatização da EFACEC que poderão ser «algo maiores» do que os (nunca) previstos.
 
«A educação é a nossa paixão»

No número anterior deste semanário citei irónica e inadvertidamente uma notícia enganosa do Público sobre a melhoria das notas durante o fecho das escolas pela pandemia. Na verdade, a questão é muito mais profunda e grave, como revela um relatório da IAVE citado por AHM no Observador que mostra a iliteracia e a inumeracia de percentagens de alunos que vão desde 56% até 83%.

Take Another Plan. Take 1 – Mete 3,2 e tira 2,1

Segundo o pensamento milagroso dos spin doctors que tratam do agitprop socialista, feitas as contas o valor líquido da TAP poderia atingir 2,1 mil milhões, e nesse hipótese milagrosa os contribuintes que entraram com 3,2 mil milhões ficariam desembolsados de apenas 1,1 mil milhões, convenhamos um preço barato para os exercícios do Dr. Costa e do seu putativo sucessor Dr. Pedro Nuno.

Sem comentários: