Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

25/03/2022

ACREDITE SE QUISER: Mobilidade social na URSS

Por este comentário que cita um erudito post (no Twitter, suponho, mas não confirmei porque não frequento o lugar) de Francisco José Viegas, uma criatura que aprecio, apesar dos tiques de diletantismo, fiquei a saber que numa dacha em Gorki onde Vladimir Ilyich Ulianov, aka Lenine, passava umas temporadas, havia um cozinheiro de nome Spiridon Ivanovich Putin, o avô de Vladimir Vladimirovitch Putin, aka o Czar Vlad.

Munido deste precioso conhecimento, comecei a ver a outra luz a vida na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Afinal, além ou apesar do terror da NKVD/KGB, da fome, da miséria, do Gulag, do Holodomor, da tirania de Lenine, Estaline e dos outros líderes do PCUS, foi possível encontrar um exemplo notável de mobilidade social.

Em apenas três gerações, o neto do cozinheiro do líder de uma tirania tornou-se ele próprio um déspota na tirania que sucedeu à dos tempos do avô, depois de uma bem sucedida carreira no KGB/FSB veio a ascender a primeiro-ministro, alternando com a presidência, e a presidente com mandato presidencial tendencialmente vitalício.

1 comentário:

Anónimo disse...

Francisco José Viegas escreveu o que vos enviei. Basta ir ao seu site "A Origem das Espécies" (https://origemdasespecies.blogs.sapo.pt/) para o ler. Eu não uso nem quero usar mariquices sociais. Bastam-me blogues bons, como o vosso.
Abraço