Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

12/02/2021

Manifestações de paranóia/esquizofrenia (37) - Benvindo ao mundo do policiamento propriamente dito da linguagem propriamente dita


Costumava ser um facto geralmente aceite que os indivíduos humanos dotados de cromossomas XX e os indivíduos dotados de cromossomas XX, antigamente conhecidos como do sexo feminino e do sexo masculino, ou mulheres e homens, respectivamente, são diferentes em vários domínios, para além dos óbvios. Entre os óbvios, alguns resultam de uma morfologia cerebral diferente, e entre eles encontramos a linguagem. É um facto observado que as mulheres são mais competentes no uso da linguagem por usarem simultaneamente os dois hemisférios e, por isso, em média, falam muito mais do que os homens - nem sempre melhor. Têm até a capacidade de se ouvirem umas às outras elas, falando várias ao mesmo tempo, coisa que os homens são incapazes de fazer.

Recordados estes factos da vida, o que tem de censurável uma criatura dizer à porta fechada coisas como «as reuniões com mulheres demoram mais tempo» porque «as mulheres são competitivas», ou «se um membro (feminino) levantar a mão para falar, as outras mulheres podem achar que também precisam de falar», ou ainda «se quiseres aumentar o número de membros femininos, vais ficar em sarilhos, a não ser que imponhas limites de tempo»?

Pois parece que sim, que passou a ser censurável. Pelo menos levou à demissão de Yoshiro Mori, o presidente dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Pergunto-me se um humano dotado de cromossomas XX dissesse à porta fechada «as reuniões com homens levam mais tempo porque eles só conseguem falar um de cada vez» ou «os homens dizem muitos palavrões» ou outra coisa qualquer semelhante, também seria obrigado a demitir-se?

3 comentários:

Anónimo disse...

Ando a pensar que na próxima guerra a sério, com mortos a tiro e por explosões, vai deixar-se de usar a secularmente consagrada "mulheres e crianças, primeiro". Essa guerra, como todas as outras, vai ser feita por homens [XY].
Um dos maiores resultados será baixar a grimpa ao mulherio [XX].
Abraço

Unknown disse...

Surpreende-me o Japão , com a sua fortíssima e ancestral cultura, ser permeável a estes modismos e vigarices anti-naturais.

Anónimo disse...

Os povos orientais tem uma sabedoria que lhe advém de saberem pensar, de saberem meditar. Esperem para pancada...
Abraço