Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

10/02/2021

Manifestações de paranóia/esquizofrenia (36) - Benvindo ao mundo do policiamento da linguagem. Microagressão


Da newsletter Daily Dose (patrocinada pela J. P Morgan Chase!) da revista trendy OZY, respigo o seguinte vómito delirante como paradigma da cancel culture em relação às pessoas que não falam a língua de pau do politicamente correcto.

«Já ouviu expressões como “Seu inglês é tão bom” ou “Não penso em você como negro”? Bem-vindo ao mundo das microagressões.

Definindo o problema

1. Sob o microscópio

O termo “microagressão” foi originalmente cunhado na década de 1970 por Chester M. Pierce, um professor de Harvard que primeiro identificou esse tipo de comportamento frequente e negativo - embora não intencional, devido ao preconceito inconsciente - em relação a alguém de um grupo marginalizado. Ele escreveu: “Esses ataques [raciais] à dignidade e à esperança dos negros são incessantes e cumulativos. Qualquer um pode ser grosseiro. Na verdade, o principal veículo de racismo neste país são as ofensas feitas aos negros por brancos dessa forma gratuita e não intencional”.

2. Concluindo

Estudos mostram que as microagressões são muito mais perigosas do que muitos imaginam. Os desprezos aparentemente inócuos e às vezes despercebidos têm um alto custo para nossa saúde mental, física e emocional. Na verdade, estamos descobrindo que, para as pessoas de cor, isso causa traumas reais. Pessoas alimentadas com uma dieta regular de microagressões apresentam sinais de depressão, falta de confiança, falta de crescimento, raiva, desamparo e até desesperança. Já sabemos há algum tempo que isso pode levar à ideação suicida. Psicólogos como Derald Wing Sue, da Universidade de Columbia, estão trabalhando para aumentar a tomada de consciência dos danos causados ​​por microagressões.

3. Isso é racista?

Este comportamento não é racismo puro. Microagressões constituem piadas e condutas improvisadas que fazem alguém sentir-se desanimado ou como um estranho por qualquer número de características, não apenas raça. Embora o tipo de interação que constitui microagressões não sejam demonstrações da supremacia branca absoluta, o privilégio - e especialmente o privilégio branco - desempenha um papel. Muitas vezes estão fora da compreensão de uma pessoa, comprometidos sem uma intenção clara e às vezes até disfarçados como um elogio - como em, "Seu inglês é tão bom", dito a alguém cuja língua materna não é o inglês.

4. Considere a sua vizinhança

Como as microagressões são frequentemente cometidas sem que o perpetrador esteja realmente ciente de suas ofensas, a falta de diversidade (seja LGBTQ +, mulheres, pessoas de cor ou qualquer grupo marginalizado) contribui para esses cenários dolorosos. Isso significa que espaços como o sector tecnológico, há muito acusado de tolerar a “cultura do mano” e a falta de negros, são um terreno fértil especialmente para esse comportamento. Em espaços onde a diversidade é mínima e a masculinidade tóxica é predominante, ainda pode ser moda dizer "Isso é tão gay" - uma microagressão consagrada pelo tempo.»

1 comentário:

Anónimo disse...

Há muito tarado, v.g., doente mental, à solta.
Se não foi Júlio de Matos terá sido Miguel Bombarda:
« Nós temos aqui muitos doidos nas a maioria está lá fora »
abraço