Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

24/03/2019

COMO VÃO DESCALÇAR A BOTA? (23) - Mais uma criação socialista de engenharia contratual

Outras botas para descalçar

Já se suspeitava que, na melhor hipótese, o Direito Real de Habitação Duradoura, ou Arrendamento Vitalício, não passaria da generalização duma versão complicadíssima dos arrendamentos anteriores a 2003 para os inquilinos com mais de 65 anos e que tudo indicava não interessar aos inquilinos nem aos senhorios.

Trata-se de uma daquelas invenções de engenharia contratual a que se dedica a geringonça no intervalo das invenções de engenharia social, mais ou menos como a linha de crédito de 40 milhões inventada para limpeza das florestas que um ano depois não foi utilizada por um só proprietário.

Suspeitava-se e agora tem-se a certeza com a tomada de posição da Associação Lisbonense de Proprietários para quem esta invenção é «a demonstração cabal de que o Governo permanece à deriva em matéria de habitação». Pelo lado dos inquilinos, esses continuam a tomar posição pedindo empréstimos aos bancos para compra de habitação em vez de esperam para lhes pedirem uma garantia bancária de 10% ou 20% como caução do valor da habitação.

Sem comentários: