Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

26/10/2004

AVALIAÇÃO CONTÍNUA: Uma aldrabice é uma aldrabice. Uma mentira é uma mentira.

Secção Com a verdade me enganas
Segundo o Washington Times, John Kerry foi apanhado em mais uma aldrabice. Depois de ter inventado um passado heróico no Vietname, de ter inventado uma visita a Bagdade durante a 1ª guerra do Golfo, inventou agora que teria «reunido várias horas com todos os membros do Conselho de Segurança uma semana antes da votação de Outubro de 2002 que autorizou o uso da força no Iraque». Até agora todos os putativos envolvidos negaram tal reunião.

Mesmo que Bush tenha mentido sobre as ADM, isto é, mesmo que ele soubesse JÁ ENTÃO, que elas não existiam - algo que talvez nem Saddam pudesse ter a certeza - é preciso reconhecer que, nesse caso, seria uma mentira relevante para os seus objectivos. Uma mentira cuja falsidade definitiva seria quase impossível de demonstrar - pode sempre dizer-se que ainda não foram descobertas, mas um dia podem ser. Seria uma mentira com propósito e deixaria a milhas de distância as pequenas aldrabices inúteis e inconsequentes dum Kerry, a revelar-se um vulgar troca-tintas.

Tem isto alguma importância? Citando, outra vez, Cavalcanti, «O homem com responsabilidade política não mente. Inventa a verdade». Inventando uma verdade trivial e merdosa, uma aldrabice, Kerry confirma o que se suspeitava: é um irresponsável político trivial e merdoso.

Para John Kerry, quatro merecidos ignóbeis, pela falta de vergonha, e cinco bourbons, porque parece ser um caso irremediavelmente compulsivo.

Sem comentários: