Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

14/03/2010

DIÁRIO DE BORDO: se o homem vivesse cá seria considerado um idiota sem remissão

Warren Buffet, também conhecido por Sage of Omaha (pode ler-se aqui a minha homenagem de há 6 anos ao homem), é o maior accionista da Berkshire Hathaway, uma gigantesca holding cujos capitais próprios aumentaram em 2009 21,8 mil milhões de dólares, o que fez dele (sim, foi ele que se fez, porque os pais só o educaram bem educado) o terceiro homem mais rico do mundo. Costuma escrever todos os anos uma divertida carta com mais de uma dúzia de páginas aos accionistas, numa linguagem simples e directa, entremeada com anedotas. A última, de 26 de Fevereiro, pode ser lida aqui. Costuma ir à pesca com Bill Gates, levando umas sandes dentro dum saco de papel para o almoço. Deve ter sido numa dessas sessões de pesca, enquanto mastigava uma sandes, que informou Bill que iria doar à fundação Gates uma parte considerável da sua fortuna, em detrimento dos seus herdeiros, que ele certamente inclui no grupo a que chamou members of the lucky sperm club. Sabe-se agora que há 29 anos recebe os mesmos 100 mil dólares da Berkshire Hathaway e em 2009 devolveu metade para pagar as suas despesas pessoais (telefones, correio, etc.).

Estou convencido que, se trocássemos um milhar dos nossos empresários membros do dito clube, entremeados com uns berardos, e mais uns 50 mil varas, sucateiros, sócrates, assessores jotas, boys et alia por um quarto das meninges do tio Warren, isso faria Portugal passar da classe dos países em vias de subdesenvolvimento para o dos países desenvolvidos numa geração. Enquanto isso, os 50 mil desgraçariam os ianques enquanto o diabo esfregaria um olho.

Sem comentários: