Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

30/01/2024

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (102b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 102a)

Sustentável é aquilo que chega até às próximas eleições

Foram muito celebradas pela imprensa amiga as conclusões dos estudos sobre a sustentabilidade da ADSE que estaria garantida segundo o FMI até 2031 e segundo a OCDE até 2054. Uma criatura prudente com alguns neurónios funcionais começaria por desconfiar ao deparar com estimativas de horizontes de sustentabilidade que variam na proporção de 1 para 4 (7 e 30 anos) e continuaria interrogando-se sobre o que fazer se num período menor que o tempo que o Dr. Costa morou em S. Bento a ADSE poderá não ter condições financeiras de cumprir os seus compromissos.

O Estado sucial tem uma ética a que chamam republicana e uma justiça que não é cega, é surda e lerda

Depois de mais de 10-anos-10, a justiça do Estado sucial decidiu que todos os 28 arguidos do processo da Operação Marquês, incluindo o Sr. Eng. Sócrates, acusado de ter aspirado mais de 30 milhões de euros em luvas, irão finalmente ser julgados um dia destes. Irão mesmo? Se for agora, será dez vezes o tempo que duraram os julgamentos de Nuremberga em que foram julgados 23 dirigentes nazis em menos de um ano. Em termos de papel, a proporção é semelhante: o processo da Operação Marquês já deve ter ultrapassado as 60.000-páginas-60.000, o que será cerca de 10 vezes menos do que o processo de Nuremberga. Cá temos o eterno problema da produtividade: 10 vezes mais tempo para produzir 10 vezes menos papel.

A base eleitoral do Partido do Estado sucial duplica em 42 anos

mais liberdade

Take Another Plan. Take 1 – A maldição das empresas públicas

O ano passado até Setembro as receitas da TAP cresceram 30% e os salários 54%. Apesar do número de aviões se ter reduzido de 105 em 2019 para os 96 actuais, o número de trabalhadores tem vindo sempre a crescer e ano passado aumentou 560 (8%). (fonte) Vão ter de vendê-la a desconto.

Take Another Plan. Take 2 – Mme Ourmières-Widener de bestial a besta em apenas dois anos

No final de 2021, uns meses depois de ter contratado Mme Ourmières-Widener, o Dr. Pedro Nuno garantia que «nós temos uma excelente CEO na TAP». Decorridos dois anos, a mesma Mme é suspeita de crimes de «tráfico de influência, de oferta indevida de vantagem ou mesmo de corrupção».

(Continua)


2 comentários:

Afonso de Portugal disse...

Eu até sou democrata, mas tenho que reconhecer que o gráfico é um excelente argumento contra a democracia, em particular, contra o sufrágio universal...

Pertinente disse...

‘Many forms of Government have been tried, and will be tried in this world of sin and woe. No one pretends that democracy is perfect or all-wise. Indeed it has been said that democracy is the worst form of Government except for all those other forms that have been tried from time to time.…’

Winston S Churchill, 11 November 1947