Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

09/01/2024

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (99b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 99a)

«Em defesa do SNS, sempre» / «O SNS é um tesouro»

Passemos em revista mais uma semana num dos dois objectos da paixão socialista (o outro é a educação): 
- Demitem-se os chefes da equipa de Medicina Interna do Hospital de Cascais (fonte)
- Um velhote de 79 anos com AVC está há duas semanas no corredor do hospital (fonte)· 
- Os tempos de espera nas urgências atingem mais de 10 horas nos hospitais de Loures e Santa Maria (fonte)
- Das 900 vagas para médicos de família só foram admitidos 143 candidatos (fonte)
- O número de utentes sem médico de família aumentou em 2023 quase 10% de 1.570.018 em Janeiro para 1.724.859 em Dezembro (fonte)

Esta foi uma semana normal, no novo normal desde que em Setembro de 2022 foi inventado o novo CEO (chamaram-lhe a nova “arquitectura”). Foi preciso um ano para serem aprovados os estatutos de um novo monstro encavalitado no velho. Três meses depois, ainda faltam nomear 18 das 31 Unidades Locais de Saúde (ULS) e as 13 já nomeadas estão incompletas.

O Dr. Costa e os seus três ministros do SNS têm sido os melhores amigos dos “privados

Sem o Dr. Costa e o desvelo do PS pelo SNS, o orçamento do SNS não teria aumentado de 9,5 para 12 mil milhões, o número de profissionais não teria aumentado entre 25% e 30%, as listas de espera para cirurgias não teriam aumentado 20%, o número de “utentes” sem médico de família não teria aumentado de 1 para 1,7 milhões, as seguradoras de saúde não teriam aumentado o número de pessoas seguras de 2,65 milhões em 2015 para 3,5 milhões em 2022, nem os grandes e pequenos grupos privados de saúde teriam conseguido durante os seus oito anos de governo atingir 4,7 milhões de clientes. (dados citados por L. F .Pereira)

No Estado sucial o regulador não prescreve. O regulador deixa prescrever

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários deixou prescrever cinco processos de contraordenação nos últimos três meses. Em média um em cada cinco processos são arquivados. Porquê? Ora, por que haveria de ser? Falta de recursos. What else? É o grande problema numa administração pública gerida pelo PS que em oito anos aumentou em mais de 80 mil o número de apparatchiks.

A obra mais notável do Dr. Costa foi a engorda da vaca marsupial pública

Esta vaca, que devido às suas bojudas dimensões não é voadora como as outras vacas do Dr. Costa, tinha 659.138 mil funcionários (utentes) quando ele ficou a tomar conta dela e em oito anos aumentou-os para 745.707 (em Agosto). Inevitavelmente, o crescimento de vaca aumentou a quantidade de palha necessária e só em 2023 a receita fiscal para a comprar aumentou 4.7 mil milhões de euros o equivalente a quase 10%.

Sem comentários: