Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

30/01/2024

Os polvos não são todos iguais. Há uns muito maiores do que outros

Público, um Diário da manhã

Na verdade, o que há de comum a todos os polvos é serem moluscos marinhos da classe Cephalopoda, da ordem Octopoda, com oito braços com ventosas, o que abrange desde o minúsculo Paroctopus digueti (umas dezenas de gramas) até ao tronchudo Enteroctopus dofleini (mais de 70 kg).

Em relação ao "polvos" é a mesma coisa, vão desde os herdeiros do Bokassa das Ilhas até ao imponente aparelho de apparatchiks socialistas que ocupam o Estado sucial no "Contenente" e nas ilhas. E depois há as cabalas com que os tronchudos Enteroctopus dofleini enchem a boca (e as páginas da imprensa amiga) pretendendo limpar a sua folha, e os minúsculos Paroctopus digueti que não tem a coragem ou o desaforo de as invocar.

Sem comentários: