No seu discurso de despedida no congresso socialista onde foi entronizado o seu sucessor, o primeiro-ministro cessante disse uma frase enigmática cujo sentido profundo escapou ao jornalismo de causas e aos exegetas do regime.
«O diabo não veio por uma razão muito simples: é que o diabo é a direita, e os portugueses não devolveram o poder à direita.»
E também me escapou, pelo que tive de usar o ChatGPT 5.0 para descodificar o pensamento do Dr. Costa. A resposta foi acompanhada por um link para a notícia da saída antecipada de M Michel da CE com uma foto.
«A declaração do Dr. Costa, primeiro-ministro português, parece ser uma afirmação política e retórica. Ele está utilizando uma expressão simbólica para representar a oposição política, referindo-se à "direita" como "o diabo", a qual não veio por uma razão muito simples: os portugueses não são parvos. Os portugueses querem o PS para torrar o dinheiro dos contribuintes europeus enquanto houver dinheiro.
Quando acabar, os portugueses chamarão a direita para criar de novo condições para o PS governar, e assim sucessivamente. Entretanto, o Dr. Costa estará na Óropa este ano ou, na pior hipótese, em Belém a partir de 2026.»
1 comentário:
Mais uma razão para meditar, e muito, no voto em Junho...
Enviar um comentário