Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

09/10/2022

Nem só o Estado é amigo do empreendedor (16) - A maldição do jornalismo promocional. Depois da Web Summit a Air Summit e o primeiro avião 100% português

Outras maldições do jornalismo promocional.

Expresso

« (...) a maior cimeira de aeronáutica, espaço e defesa da Península Ibérica (...) 14 empresas da indústria de ponta da aviação, (...) 300 empregos qualificados, (...).

Será apresentado no Air Summit o avião português, uma aeronave tripulada regional ligeira com capacidade para 19 passageiros, 2000 quilos de carga e 2000 quilómetros de alcance (...)

A fábrica onde será construída parte da aeronave, com 18 metros quadrados (...) 

(...) a empresa está a equacionar avançar para manutenção de aviões de carga, e que está seria bem-vinda uma parceria com a TAP.  Adiantou ainda que será investido dois milhões de euros no equipamento da fábrica. (...)

Já foram investidos no cluster de Ponte de Sor 37 milhões de euros (...)»

A maior cimeira de aeronáutica, 14 empresas de ponta, 300 empregos, 18 metros quadrados (deve ser engano devido a inumeracia), 2 milhões de equipamento, 37 milhões de investimento. Terá esta gente noção do que é a indústria aeronáutica no mundo real?  

É um bom exemplo de uma espécie de jornalismo hiperbólico que vive em simbiose com o complexo de Eduardo Lourenço que assola a maioria dos habitantes do Portugal dos Pequeninos. Como nos outros casos de promoção tem uma elevada probabilidade de ser mais um flop.

1 comentário:

Unknown disse...

O complexo do ilhéu, segundo António José Saraiva...