Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

23/10/2022

Dúvidas (344) - Ainda vamos ter de aturar o "wokeism" muito mais tempo? Sim, vamos


No que poderia ser uma resposta à minha dúvida, Ruy Teixeira, um cientista político americano de origem portuguesa, considera que apesar o movimento woke estar em retrocesso na sociedade americana e nos círculos políticos, incluindo os democratas, continua e continuará «teimosamente entrincheirado» nas instituições americanas.  
«É nas instituições americanas que a curva da "wokeness" parece estar ainda em ascensão. Nas universidades, nas artes, nos mídia, nos principais grupos de defesa, nas ONGs, fundações, administrações escolares, organizações profissionais e departamentos corporativos de recursos humanos, é difícil detectar um refluxo da maré. Nos últimos dois anos, houve uma proliferação de burocracias imbuídas de princípios de "diversidade, equidade e inclusão", coexistindo com o endoutrinamento ideológico, regras e restrições destinadas a obrigar condutas consideradas sensíveis aos marginalizados. Até mesmo revistas científicas veneráveis como a Nature estão renegando o seu racismo passado e prometendo "descolonizar" a pesquisa científica.

O "wokeness" está teimosamente entrincheirada nessas instituições, e é lá que se vai posicionar. Milhões de pessoas têm empregos, dinheiro, cargos e influência que agora estão ligadas do "wokeness", e não desistirão facilmente. O mundo que habitam está mais isolado das visões das pessoas comuns do que as do discurso social e da competição política. Podemos ainda não ter visto "peak woke" nesse mundo — o que significa que muitos de nós, infelizmente, ainda podem enfrentar ser confrontados, cancelados ou visados de alguma forma.»

No Portugal dos Pequeninos, onde tudo chega atrasado (voltarei a este tema), suspeito que mesmo depois de expirada a validade do wokeism nos States, cujas universidades de artes e ciências sociais substituíram Moscovo, Pequim e Tirana para a esquerdalhada, ainda o teremos por cá muito tempo nas nossas universidades caducas e endogâmicas.

1 comentário:

Afonso de Portugal disse...

«(...) apesar o movimento woke estar em retrocesso na sociedade americana e nos círculos políticos, incluindo os democratas»

Não há nada que sustente esta afirmação. Pelo contrário, a actual administração Bidé é a administração mais 'woke' de sempre e praticamente não se ouvem vozes dissonantes entre os militantes e dirigentes do partido.

---------------------------------------
AfonsodePortugal@YouTube