Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

08/11/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (110) - A Passarola Afundada (II)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

«Uma Exponoivos para startups»

«A Web Summit é uma Exponoivos para startups. É uma feira, ponto (...) e não é uma feira que vai levar a que se chegue lá», foi assim que o fundador da Remote, o quinto unicórnio lançado por portugueses, se referiu à Web Summit, onde não se deu ao trabalho de participar.

Foi este ano, mais uma vez, um show off muito celebrado por deslumbrados que deliram com um evento que, sendo sem dúvida um bom meio de promover o turismo, é por eles visto como uma fábrica de unicórnios, num país onde quando a verdadeira vocação do Estado sucial não é lançar empresas de sucesso mas manter empresas falidas.

A vocação empresarial do Estado sucial é a promoção de zombies

A EFACEC é um dos exemplos mais recentes. Depois de ser nacionalizada por um governo do PS que sucedeu a outro governo do PS que facilitou a entrada de Isabel dos Santos na empresa, a EFACEC está para ser vendida desde Julho do ano passado, enquanto lá vai sendo injectado dinheiro emprestado pelos bancos com garantias do Estado que já somam 110 milhões.

A Dielmar é outro exemplo. Escrevi que a oferta 25 vezes maior do que a dos empresários desistentes apresentada há duas semanas era uma coisa perfeitamente lunática e, nem de propósito, poucos dias depois veio a saber-se que o autor da proposta estava acusado de burla e falsificação. Entretanto, um outro interessado Outfit 21 desistiu da compra por não ter conseguido financiamento e os sindicatos acusam o Dr. Costa de na campanha para as autárquicas ter lá ido garantir que a Dielmar era para salvar, o que desabona tanto o Dr. Costa pelas suas promessas vãs, como os sindicatos pela sua credulidade.

O Hospital da Cruz Vermelha é um exemplo muito mais antigo. Falido e nacionalizado em 1998 por outro governo socialista - o do Eng. Guterres, agora entronizado em ambientalista global - está novamente falido depois de lá enterrados muitos milhões pela Parpública que entretanto vendeu a sua participação à Santa Casa da Misericórdia. O HCV é agora gerido pelo Dr. Francisco Ramos - o apparatchik socialista que esteve a descoordenar a task force da vacinação antes de terem de a entregar ao Vice-Almirante - e acrescentou ao passivo de 48 milhões mais 4 milhões de prejuízos no 1º semestre.

Take Another Plan. TAP, o laboratório do Dr. Pedro Nuno

Quanto à TAP, o zombie dos zombies, o plano de reestruturação apresentado no final do ano passado continua por aprovar em Bruxelas o que mais do que atraso parece significar desaprovação por falta de aprovação, uma espécie de pocket veto da Comissão Europeia. Entretanto, a TAP depois de ter despedido vários directores com grande experiência teve de contratar outros e acabou de receber mais 100 milhões, subindo para 564 milhões o dinheiro recebido este ano.

O Movimento Saúde em Dia estimou em mais de 4.400 o número de doentes não identificados o ano passado com cancros da mama, do colo do útero e colorretal por falta de rastreio. A mesma fonte estima que em 2019 ficaram por fazer 14 milhões de consultas médicas presenciais nos centros de saúde.

O Estado sucial como máquina de extorsão

Segundo o relatório da Tax Foundation, publicado há três semanas, Portugal mantém-se no 34.ª lugar do ranking de competitividade fiscal, ou seja, é o quarto país menos fiscalmente competitivo dos 37 da OCDE num ranking liderado pela Estónia e Letónia e com a Lituânia, a Chéquia e Eslováquia em posições cimeiras, precisamente os países da UE que nos ultrapassaram ou estão em vias de ultrapassar. Nos impostos sobre as empresas (IRC), Portugal tem a taxa total mais alta dos 37 países, 8,6 pontos percentuais acima da média da OCDE. Outra vez no topo do mundo.

Frau Von der Leyen já deixou o Dr. Costa ir ao banco mas o Dr. de Souza ainda não chegou lá

O ministro do Planeamento voltou a falhar o prazo para entrega da proposta de plano para torrar os 24 mil milhões do PRR financiado com fundos europeus. Percebe-se. A lista de pedintes é tão desmesurada que o Dr. Souza ainda não teve tempo para os ordenar na fila.

Will they be back?

Com uma louvável sinceridade , o Dr. Pedro Nuno Santos, líder do pedronunismo e putativo sucessor do Dr. Costa, avisou que «o entendimento à esquerda não foi um parêntesis na história da democracia portuguesa e a direita tem se habituar a isso». Cada vez mais pobre de votos e «muito agradecido», ainda assim o Sr. Jerónimo de Sousa afastou a mão que o Dr. Pedro Nuno lhe ofereceu deixando implícito que a geringonça é coisa do passado. A Dr.ª Catarina, a terceira parte da ménage à trois, ainda não se manifestou.

Paz social abalada pela prova de vida

A explicar de certa maneira as reservas do Sr. Jerónimo a reactivar a ménage, foi a necessidade de apresentar uma prova de vida com o número de pré-avisos de greve que os sindicatos, na sua esmagadora maioria agremiados da CGTP - o departamento sindical do PCP - entregaram em Setembro, o mais elevado desde Setembro de 2012.

Sem comentários: