Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/11/2021

ACREDITE SE QUISER: Ele disse fábrica de unicórnios. E não pode ser só uma oficina?

Só agora me dei conta da intenção do Dr. Moedas, como presidente da câmara de Lisboa, montar uma «fábrica de unicórnios, onde vamos ensinar os detalhes e os processos, e fazer dos sonhos grandes negócios, criar empregos e mudar o mundo e ter propósito. É isso que a Fábrica de Unicórnios será.»

Suponho que o Dr. Moedas chama unicórnios às startups tecnológicas avaliadas em mais de mil milhões de dólares, das quais segundo a Complete List Of Unicorn Companies da CBInsights há em todo o mundo cerca de 900 e entre elas não se encontra nenhuma classificada como portuguesa.

É claro que isso é o ponto de vista da Complete List, já que para a imprensa portuguesa existem quatro unicórnios portugueses, a saber: Farfetch, Talkdesk, OutSystems e Feedzai. Com excepção da Farfetch, que não consta da lista, as outras três são consideradas pela CBInsights como americanas porque foram criadas, operam e se financiam nos Estados Unidos e a nacionalidade dos fundadores só é considerada quando a sede da startup se situa no exterior.

Seja como for, para os jornalistas portugueses e, pelos vistos para o Dr. Moedas, sendo os portugueses os melhores dos melhores, independentemente de onde têm lugar, todos os seus feitos contam para o engrandecimento da Pátria e por isso com quatro unicórnios já estamos acima dos 1,2 que nos caberiam na proporção dos residentes em Portugal. 

Ainda assim, estamos muito longe dos 22 unicórnios israelitas, que seriam certamente muitos mais se a nacionalidade dos fundadores contasse no critério da CBInsights. Tudo isto sem que se saiba ter o presidente da câmara de Telavive montado uma fábrica de unicórnios, como o Dr. Moedas pretende montar, e que bem se poderia ser substituída por uma simples oficina de unicórnios mais em linha com as nossas posses.

2 comentários:

Bilder disse...

Já unicornos é que não faltam por aí,além dos multi-coiso coloridos que são cada vez mais e continuam cada vez mais na moda.

Camisa disse...

Realmente o Moedas começa de forma péssima com esta entrada a pés juntos de autêntico socialismo!

Quando será que se vai perceber em PT que para ajudar as empresas, as autoridades têm é que sair da frente????