Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

01/11/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (109) - A Passarola Afundada (I)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

Após dois anos a navegar à vista, a Passarola afundou-se

No dia seguinte ao segundo aniversário do seu governo, o Dr. Costa viu o orçamento ser chumbado pelos dois passageiros da Passarola que ele inventou na esperança de a navegar até ao fim do mandato.

Entrámos assim numa nova fase das crónicas da asfixia, que começa com S. Ex.ª o PR à deriva no Processo de Dissolução em Curso a penar pelas consequências do tiro no pé da ameaça de dissolução, hesitando entre dar corda ao relógio e pagar contas no multibanco, com os dois passageiros da Passarola em risco de se afogarem e orando para que o Dr. Pedro Nuno emirja das profundezas do aparelho do PS para os salvar, o Dr. Costa a rezar para ficar com alguma bagagem dos presumíveis afogados e a assistência na praia esperando o milagre de se afundarem todos.

Uma semana como as outras no Estado sucial governado pelo Dr. Costa

Os patrões abandonam a Concertação Social em protesto pelas aldrabices do governo, o ministro da Defesa é vaiado por ex-paraquedistas no dia do Exército e tornou-se público que um antigo bombista das FP25 julgado e condenado foi membro do júri do Centro de Estudos Judiciários em concursos de acesso ao MP.

Das paixões socialistas resultam geralmente desgraças

É assim na paixão pela educação e na paixão pelo SNS e é assim na paixão pelos pobrezinhos. A riqueza das famílias portuguesas é a oitava mais baixa na Zona Euro e, comparativamente com outros países. as famílias portuguesas com maior riqueza são mais ricas e as famílias mais pobres são mais pobres (fonte).

«Em defesa do SNS, sempre»

Todas as semanas temos mais alguns exemplos dessa paixão socialista pelo SNS e esta semana não é excepção: no IPO faltam centenas de profissionais e há camas e postos de tratamento que não funcionam; a unidade de queimados do Hospital de Dona Estefânia trata as crianças no corredor; mais de metade dos chefes de equipa da urgência do Hospital de Braga demitiram-se por falta de condições; porque as filas de espera de consulta são intermináveis os doentes afluem em massa às urgências, o que levou um responsável da Unidade de Gestão da Urgência e Medicina Intensiva do Hospital de S. João a defender que só deveriam ser atendidos os casos encaminhados pelo INEM e Centros de Saúde.

«Pagar a dívida é ideia de criança»

Foi isso que o animal feroz disse em Paris para onde emigrou fugindo ao resgate. O seu sucessor Dr. Costa percebeu que para continuar a minerar o guito europeu tem de fingir ter boas contas e ir pagando a dívida, com mais dívida, é claro. É que terá de fazer (ou alguém por ele) aos 18 mil milhões de euros da dívida com maturidades em 2022.

O Estado sucial como máquina de extorsão

A bomba de sucção de recursos do Estado sucial costista já aspirou à economia em impostos 32,7 mil milhões até Setembro, mais 4,3% do que no mesmo período do ano passado.

O Estado sucial é um caloteiro

Não obstante o crescimento da receita de impostos, os pagamentos em atraso aumentaram até ao final de Setembro 63,2 mil milhões para 700,8 mil milhões, retendo assim recursos financeiros das empresas que se vêm somar à punção fiscal.

Ineficiente, sempre. Ineficaz quando possível

Como se não fosse suficiente o desconto ridículo no combustível de 10 cêntimos por litro com um máximo de 5 euros por mês, o governo não tem o IVAucher preparado para o pagar na data que anunciou.

Boa Nova

O Dr. Leão, talvez para limpar a afronta a propósito da TAP que lhe foi infligida pelo Dr. Pedro Nuno Santos, encheu o peito de ar e anunciou que «Portugal continuará a crescer acima da média europeia nos próximos anos», o que não tem nada de extraordinário considerando o peso da Alemanha, França et alia que evidentemente não crescerão ao ritmo dos países mais atrasados. Estes últimos previsivelmente continuarão a ultrapassar o Portugal dos Pequeninos, como já o fizeram Malta, Eslovénia e Chéquia e se preparam para o fazer nos próximos anos Grécia, Eslováquia e Estónia.

Depois de anunciar várias vezes o salvamento da Dielmar por empresários que tiveram o juízo suficiente para saltar fora quando perceberam o que se propunham comprar, foi anunciado uma oferta 25 vezes maior do que a dos empresários desistentes. Oferta que qualquer pessoa com um módico de bom senso desconfiaria e classificaria como lunatismo, a não ser que tenha lá nas entrelinhas a condição de um subsídio que cubra a oferta.

De volta ao velho normal

Em termos homólogos, as exportações e as importações que tinham crescido no segundo trimestre em paralelo 48,9% e 49,2%, respectivamente, cresceram no terceiro trimestre 12,3% e 20,0% e, provavelmente, assim continuarão nos próximos tempos.

2 comentários:

Anónimo disse...

O gaijo do H. de São João é uma besta.
Como chefe de Equipa de Medicina, no H. de Santa Maria, em 1976-77, eu coordenei, trabalhei e tive a satisfação de resolver uma média não inferior a 1.000 atendimentos por 24 horas no Banco — hoje chamam-se urgências.
Há gaijos que não sabem Medicina.

Abraço

Bilder disse...

Rumo a mais uma vitória poucochinha nas urnas(não confundir com as urnas funerárias?)