Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

07/12/2018

Lost in translation (313) - "Portugal é muito bom a gastar dinheiro", disse ela

«Portugal é muito bom a gastar dinheiro» disse a romena Corina Crețu, a Comissária Europeia para as Políticas Regionais, durante a conclusão do exercício de reprogramação do Portugal 2020, explicando que «Portugal foi o primeiro país que visitei porque foi o único que usou o dinheiro todo um ano antes do deadline».

Antes disso já Pedro Marques, o ministro do Planeamento, tinha demonstrado o seu orgulho por Portugal ter liderado em 2016 o ranking da União Europeia na execução dos fundos comunitários, ou seja no gastar dinheiro dos contribuintes europeus.

A plateia que assistia ao evento riu-se às gargalhadas. Sem razão, porque o que Corina Crețu disse, mais do que ter piada, é um motivo de grande orgulho para Portugal e um exemplo para os outros países.

Bem haja Corina por desta vez nos ter dispensado de sermos nós a constatar que os portugueses estão no topo do mundo. Dirão os detractores, sempre críticos e insatisfeitos, que seria preferível sermos bons a ganhar dinheiro. Pois talvez fosse, mas não se pode ser bom em tudo, não é verdade?

Sem comentários: