Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

11/11/2018

CONDIÇÃO MASCULINA: O feminismo como machismo das mulheres


«Petiscos de coquetel - fatias finas de pepino enroladas ao redor de camarões grelhados e cogumelos assados ​​cobertos com pequenas porções de creme de queijo - predominam na inauguração da Mia, no centro da Cidade do México, um espaço de coworking exclusivo para mulheres. Dois DJs, um casal de jovens de Havana, abanam as cabeças em uníssono com as batidas electrónicas. Mas há mais do que diversão e comida no menu.

O novo espaço de trabalho fica no sexto andar de um prédio antigo clássico com vista para o majestoso Monumento a la Revolución, o monumento que comemora a Revolução do México. Os participantes do lançamento - há tantos homens quanto mulheres tomando champanhe rosa - estão a preparar a sua própria revolução.

A Cidade do México não tinha espaços de coworking exclusivos para mulheres há apenas quatro anos. Mia («minha» em espanhol), que abriu em Outubro, é um dos três desses espaços, dois dos quais lançados no ano passado. Esses espaços - Co-Madre e Spacioss são os outros - estão a tentar nivelar o campo de actuação para mulheres empreendedoras no México, criando comunidades e plataformas que os encorajam a ter sucesso. Juntos, os três espaços de coworking podem alojar 400 mulheres. O seu aparecimento coincide com uma mudança fundamental na capital de um país que faz parte de uma região conhecida por atitudes machistas e pela subjugação das mulheres.»

THE NEW MEXICAN REVOLUTION? WOMEN-ONLY WORKPLACES na OZY

1 comentário:

Unknown disse...

No México? Vai correr mal, muito mal mesmo.
Mas, muito provavelmente, nunca isso chegará a ser notícia - "et pour cause"...