Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

23/11/2018

Dúvidas (241) - Ao certo, o governo é responsável do quê em Portugal?

Pergunta Rui Ramos:

«Há um mistério na sociedade portuguesa. Morrem dezenas de pessoas em incêndios, e o governo diz que não é a protecção civil. Desaparece e reaparece material dos paióis militares e dos barcos de guerra, e o governo manda informar que não é sentinela nem polícia. Morrem mais pessoas na derrocada de uma estrada entre pedreiras, e o governo esclarece que não é direcção-geral, nem câmara municipal. Enfim, a lista podia continuar. Não parece haver má notícia capaz de obrigar um membro do governo vir a público dizer – “aconteceu isto, não devia ter acontecido, peço desculpa, etc.” A questão é esta: ao certo, o governo é responsável do quê em Portugal?»

O governo é responsável do quê em Portugal? Ora, que pergunta! Pois, não é sabido que devemos ao governo (e à minha tia Elvira, já agora) o aumento das exportações e o crescimento do turismo que fazem o maior crescimento das últimas décadas? E não venham dizer que Portugal é o 6.º país que menos cresceu, pois não é verdade que são os governos dos 22 países da EU28 que crescem mais depressa que são responsáveis e não o de Costa?

E não é sabido que devemos ao governo a redução do défice orçamental, graças ao aumento da carga fiscal e às cativações? E não venham dizer que o governo é responsável pela degradação do SNS e de outros serviços públicos porque isso, como toda a gente sabe, é culpa de Bruxelas.

Sem comentários: