Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

02/02/2010

Lost in translation (29) – esqueci-me de perguntar ao doutor Constâncio, queria ele dizer

«Eu engano-me, mas não engano. Que me posso enganar admito, mas o que se passou foi que fomos confrontados com condições que nos fizeram rever os números», confessou com assombrosa inocência o ministro das Finanças para justificar esta novela ainda hoje aqui descrita no (Im)pertinências.

Escusava bem de ter errado em 322,7% no défice, que começou em 2,2% e acabou em 9,3%. Bastaria ter pedido ao governador do BdeP Vítor Constâncio para o estimar, o mesmo Constâncio que conseguiu a enorme proeza de estimar o putativo défice que o primeiro governo Sócrates herdaria se até ao final de 2005 não tomasse as medidas que ele, doutor Constâncio, sabia que haveria de tomar porque já tinha nascido o eu do «está para nascer um primeiro-ministro que faça melhor no défice do que eu».

Se tal tivesse acontecido, Vítor Constâncio, que estimou 9 meses antes o défice as if de 2005 em 6,83% (seis vírgula oitenta e três por cento), teria informado Teixeira dos Santos que no final do 2009 o défice seria de 9,31416%.

[Este post foi inspirado numa ideia do Corta-Fitas, via Insurgente]

Sem comentários: