Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

23/04/2004

BLOGARIDADES: Iletrismo ainda vai. Galicismos é que não. (Recidiva)

Agora é definitivo. O assassinato é mesmo um galicismo. Vou ter que expurgar do Impertinências esse substantivo amaricado, distraidamente semeado pelos posts .
A alternativa também não é boa. Assassínio, ensina-nos a doutora Charlotte, parece ser o assassinato cometido pelos bebedores de hasis, ou seja, explica-nos ainda, com infinita paciência, os bebedores de haxixe, que hoje chamaríamos os consumidores de erva, ou de merda, no linguajar do segmento médio-baixo da tribo.
Entre o assassinato, inspirado pelo colaboracionismo francês, e o assassínio, inspirado pelo Bloco de Esquerda do século XI, venha o diabo e escolha.
Eu por mim fico-me por assassinamento, uma palavra sólida que soa bem e que, segundo o meu dicionário de plástico, é uma palavra tão boa como qualquer outra.
Amanhã, com mais tempo, vou acrescentá-la ao Glossário das Impertinências.

Sem comentários: