A Transparency International publica anualmente o seu Índice de Percepção de Corrupção baseado «nas opiniões informadas de stakeholders relevantes sobre corrupção no setor público, geralmente correlacionadas com indicadores objetivos, por exemplo as experiências individuais dos cidadãos com o suborno, tal como é capturado pelo Global Corruption Barometer, também desenvolvido pela Transparency International.»
O Índice de Percepção da Corrupção 2024 acaba de ser publicado e revela mais um desastre - a queda de 15 posições desde 2015 e de 9 posições em apenas um ano - possivelmente muito influenciada por vários casos mediáticos ocorridos o ano passado.
mais liberdade |
E o que dizer de um Portugal que se apresenta mais corrupto do que quatro dos sobreviventes do colapso do Império Soviético, uma sua ex-colónia (Cabo Verde), vários países árabes (Emiratos, Arábia Saudita), o Botswana, etc.?
Como já por várias vezes sublinhámos, a corrupção é grave por razões morais e éticas e ainda porque distorce na melhor hipótese, ou substitui na pior, a racionalidade das decisões públicas, que em vez de se fundarem nos benefícios expectáveis se baseiam no interesse de pessoas ou grupos que ilegitimamente pretendem influenciar essas escolhas em seu benefício.
3 comentários:
Ó meus ingénuos compatriotas, este foi um dos objectivos para que se fez o 25A...é fartar, vilanagem...
Não creio que o 25A "tenha sido feito". Resultou do esgotamento do antigo regime que estava sem soluções e colapsou sem resistência face uma revolta de militares cuja génese começou por ser profissional. Vivi umas década no antigo regime e nunca me pareceu que fosse isento de corrupção que, contudo, não tinha percepção pública porque o aparelho situacionista controlava os mídia. De uma coisa estou certo, se o comentador fizesse um comentário crítico sobre o regime de então como fez agora sobre o regime actual poderia ter problemas que agora não tem.
O 25/4 foi o resultado da infiltração comunista nas forças armadas ao longo dos anos no regime salazarista.
Como sabem, a grande maioria dos militares que fez o 25/4 eram comunistas ou esquerdistas, por isso, o 25/4 não foi uma tentativa de implementar o regime democrático mas foi a tentativa de implementar um regime comunista.
O tempo no pós 25/4 em que os comunistas estiveram no poder foi o suficiente para nacionalizarem grande parte da economia no 11/3 e implementarem outras sabotagens nomeadamente a implementação do salário mínimo e cujos efeitos ainda hoje sofremos passados mais de 50 anos.
O 25/11 foi o desvio para a "normalidade" democrática que já estaria sabotada à partida e que continua a perdurar.
Enviar um comentário