Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

17/02/2025

Crónica de um Governo de Passagem (40)

Outras Crónicas do Governo de Passagem

Navegando à bolina
No Estado sucial não há conflito de interesses. Há interesses em conflito.

Se houvesse dúvidas que o Partido Socialista não faz falta à governação deste jardinzinho à beira-mar plantado elas vão-se desvanecendo. Por exemplo, os conflitos de interesse que infestaram os governos do Dr. Costa começam a surgir no governo AD, como no caso do Dr. Regalado (sem trocadilho intencional), novo SE acabado de nomear, que fez ajustes directos de mais de 200 mil euros com a sociedade de que é sócio o Dr. Montenegro

Foi um brinde para o Dr. Ventura que, depois dos escândalos que envolveram em menos de duas semanas meia dúzia do seus acólitos, é-lhe oferecida uma oportunidade para os fazer esquecer, que ele não desperdiçará

[Nota a um eventual admirador do Dr. Trump que por engano aqui passe: não perca tempo a indignar-se com estas miudezas e entretenha-se a olhar aos MEGA conflitos de interesse que infestam a nova administração americana]

Grão a grão enche a galinha o papo

Cada uma dos milhares de taxinhas é uma titica de galinha, como dizem os brasileiros, no conjunto valem 4,5 mil milhões de euros ou um quarto da bazuca do Dr. Costa. Por isso, não se ponha com ideias para acabar com as taxinhas por que a grana tem de vir de algum lado e antes vir das multas e coimas dos que dos cumpridores da lei.

Sem o turismo o Portugal dos Pequeninos já deveria estar fechado

O ano passado as receitas do turismo aumentaram 11%, e geraram  num ano um volume equivalente a 80% de uma bazuca para 6 anos. Como em tudo o resto, os 5% da população de Lisboa recebem 28% dos turistas.

Um sinal?

A queda da produção industrial portuguesa em 2024 (-4,4%) foi a segunda mais elevada da UE, tendo o mês de Dezembro registado uma queda homóloga de -5,6% (fonte)

Seria melhor irem-se habituando

É provável que a caixa das esmolas onde os Estado europeus ricos depositam uns dinheiros na esperança dos pobres virem um dia ser ricos por via de «um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo», os chamados Fundos de Coesão, estejam sob ameaça de serem drasticamente reduzidos. Segundo o semanário de reverência, o governo promete lutar - não, não é lutar por transformar o país, é lutar por continuar a extorquir os impostos dos contribuintes europeus e manter o país na mesma.

Take Another Plan. “O fim da Paz Social”, dizem eles

E o que é o “fim da Paz Social” para os sindicatos? É a redução das ajudas de custos para vários destinos.

Os portugueses «vão ter razões para confiar no SNS»

O número de “utentes” sem médico de família é o mesmo de há um ano. É uma grande realização num ano de governo.

Sem comentários: