Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

13/02/2025

Mitos (348) - A obra de Donald Trump na imigração durante o 1.º mandato

Gráfico 1: Entre 2018 e 2019 o número de imigrantes que tentou entrar nos EUA aumentou 71% e no início foi tão grande que os centros de detenção e as prisões esgotaram a lotação e tiverem de ser libertados um quarto dos detidos.

Gráfico 2: A acumulação de casos nos tribunais de imigração mais do que dobrou durante o mandato de Trump. As deportações em massa anunciadas por Trump aumentarão ainda mais o tempo médio de processamento que já é superior a 1.000 dias.

Gráfico 3: Os recursos da Customs and Border Protection são insuficientes e Trump prometeu aumentar 10.000 agentes neste mandato e dar a cada um bónus de retenção de US USD 10.000. Não se sabe se isso compatível com os planos do DOGE de Elon Musk que pretende cortar USD 2 triliões (escala curta ou 2 biliões na escala longa) da despesa federal.

Gráfico 4: As deportações caíram significativamente em relação a Obama que expulsou em média mais 22% do que Trump. 

Gráfico 5: Os obstáculos para expulsar 11 milhões de imigrantes ilegais muitos deles com filhos nascidos nos EUA poderão criar uma confusão legal, logística e diplomático maior do que a do primeiro mandato que Trump não conseguiu resolver. 

[Fonte: Donald Trump’s immigration problem in five charts]

Sem comentários: