Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

01/02/2025

Ser de esquerda é... (31) - ... é praticar o doublethink orwelliano ou talvez sofrer do Transtorno dissociativo de identidade

«Bernardino Aranda — antigo assessor do Bloco de Esquerda e um dos promotores da recolha de assinaturas para um referendo contra o Alojamento Local (AL) em Lisboa — é proprietário de dois apartamentos que coloca a arrendar no Airbnb. Os dois imóveis estão localizados em Alfama, uma das zonas mais pressionadas pelos alugueres de curta duração na capital. Confrontado com o facto de estar a ajudar a promover a recolha de assinaturas para acabar com o alojamento local ao mesmo tempo que faz negócio na mesma área, o agora “militante de base” do Bloco de Esquerda diz ao Observador que não considera a situação “incoerente”.» (Observador)

«O poder de manter duas crenças contraditórias na mente ao mesmo tempo, de contar mentiras deliberadas e ao mesmo tempo acreditar genuinamente nelas, e esquecer qualquer facto que se tenha tornado inconveniente.»
George Orwell, Mil Novecentos e Oitenta e Quatro
Talvez também se possa compreender o camarada Bernardino à luz do poema de Mário de Sá-Carneiro:

Eu não sou o eu, nem sou o outro
Sou qualquer coisa de intermédio
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o outro


Outros "Ser de esquerda é..."

_______________

Ficou a saber-se que os despedimentos das cinco funcionárias foram acompanhados por falsificação de documentos. Melhor é difícil.

1 comentário:

Unknown disse...

Lixo "humano.
Eses é que são os verdadeiramente "deploráveis" a que se referia a Hilária...