Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

23/01/2025

O "woke" está a começar a adormecer e isso não é obra de Donald Trump. Donald Trump é que é uma consequência imprevista dessa mudança

No post de há três meses O "woke" pode estar a começar a adormecer citei estudos de opinião pública que mostram as opiniões "woke" sobre discriminação racial a crescer desde 2015 e a atingirem o pico por volta de 2021. A mesma tendência foi identificada no mundo empresarial. 

Uma e outra tendências não resultaram evidentemente dos pronunciamentos caóticos e contraditórios de Donald Trump. Ao contrário é a sua relativa popularidade que resulta dessas mudanças, sendo certo que a sua presença na Casa Branca irá acelerá-las e, provável e indesejavelmente, irá inverter o absurdo da ideologia woke para um outro absurdo de uma ideologia antiwoke que é apenas um pretexto para manipular as legiões de americanos insatisfeitos e ressabiados com o woke se prestarem a serem idiotas úteis para a ascensão de uma nova oligarquia talvez mais perigosa do que a dominante no passado recente, porque soma a influência ideológica, o controlo das redes sociais e o dinheiro, muito dinheiro gerado pela falta de concorrência (na tecnologia the winner takes it all, tem sido a regra).   

A aceleração dessas tendências está a ser cada vez mais visível e, para quem não tiver ainda reparado, o artigo «Um abalo chamado Trump» de Helena Garrido faz um excelente ponto de situação dessa evolução.


É assim que, a meu ver, o woke está para o pote ideológico da trumpologia como o comunismo estava para o capitalismo na piada de John Kenneth Galbraith.

Sem comentários: