Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

12/12/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (95b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 95a)

O Twinsgate do regime

Não vou repetir, nem mesmo na versão resumida, a estória conhecida de toda a gente, do presidente, do seu filho, das gémeas brasileiras e dos inúmeros apparatchiks governamentais que intervieram no caso que, a este respeito, parece uma espécie de reedição do caso do «Secretário de Estado (que) pediu à CEO da TAP para mudar voo de Marcelo, para "aliado" não passar a "pesadelo"». Quando a estória das gémeas foi conhecida escrevi aqui «que o Dr. Costa não deixará de cobrar o preço do silêncio das hostes governamentais a este respeito». Enganei-me. O Dr. Costa não fez a cobrança precisamente porque, como se veio a perceber, as hostes governamentais estão envolvidas até ao pescoço. Em vez disso, o Dr. Costa está a deixar o Dr. Marcelo torrar em fogo lento, tentando minimizar as baixas nas suas tropas que, espera ele, sempre serão menos do que as do exército adversário.

O que faz correr o Dr. Centeno? Como bom socialista, ele não serve as instituições, ele serve-se delas

A ambição do Dr. Centeno é tão grande que se arrisca a anular o seu talento, que não sendo pequeno está longe de estar altura. A semana passada voltou a produzir uma nova análise macroeconómica à margem dos técnicos, dando mais um passo para transformar o BdP numa instituição unipessoal, enquanto declarava enfaticamente «era o que faltava o governador não poder partilhar a sua opinião com os portugueses». E, acrescentado o acto à palavra, deu em estilo presidencial uma «aula aberta» numa escola secundária.

No Portugal dos Pequeninos os eleitores são de compreensão lenta

Sondagem Expresso/SIC do ISCTE

Dois terços dos eleitores precisaram de oito anos para se darem conta da incompetência do governo e o terço restante nunca chegará a perceber.

O Dr. Pedro Nuno continua imparável rumo à liderança

Dentro de dias terão lugar as eleições do novo secretário-geral do PS que esperamos ardentemente aqui no (Im)pertinências dêem a vitória ao Dr. Pedro Nuno, o temerário dirigente socialista cujas realizações vão desde fazer tremer a pernas dos banqueiros alemães até pagar uma indemnização de meio milhão à CEO (que pode chegar 5,9 milhões) que havia contratado, depois de ter enterrado no elefante branco da TAP mais de três mil milhões, passando por uma longa lista de outras realizações como a compra de carruagens velhas a Espanha, o arrastamento dos leilões 5G, os vários programas falhados de habitação acessível, entre outras. É provavelmente a luminária socialistas com o mais elevado rácio ambição/talento, o que não é dizer pouco.

Então não estamos a crescer mais do que a Óropa?

Não. No terceiro trimestre o PIB da UE não teve variação face ao segundo trimestre, o da Zona Euro contraiu 0,1% e o Portugal desceu 0,2%. O que continua a crescer imparável são as vendas de automóveis em Portugal que cresceram 28% até Novembro.

Sem comentários: