Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

08/12/2023

Mitos (332) - A "Grande Renúncia", a "Demissão Silenciosa" e a "Grande Insatisfação" dos trabalhadores são um "Grande Exagero"

Desde a o final da pandemia, primeiro nos mídia americanos e depois um pouco pela Europa, propagou-se o mito da "Great Resignationque a Wikipedia define como, «a Grande Demissão, também conhecida como Big Quit é uma tendência económica em que os funcionários voluntariamente se demitem em massa de seus empregos, começando no início de 2021, principalmente nos Estados Unidos».  

Segundo a mesma mitologia, em paralelo com a Grande Renúncia, os trabalhadores que não se despediram foram infectados pela "Quiet Quitting", a  "Demissão silenciosa", uma espécie de serviços mínimos em que o propósito dos trabalhadores era apenas manter o emprego.

Atlantic - Newsletter Work in Progress

A "Demissão silenciosa" pressuporia uma profunda insatisfação dos trabalhadores que os mídia assumiram como generalizada - ainda há poucos dias o Wall Street Journal, que não é propriamente um jornal woke, titulava uma peça com a pergunta retórica Why Is Everyone So Unhappy at Work Right Now?, estado de espírito que usando o mesmo método poderia ser baptizado "Great Unhappiness". 

No mundo real, porém, as coisas costumam ser diferentes, ou mesmo muito diferentes, dos universos paralelos dos mídia. Como ressalta dos inquéritos anuais, a satisfação dos trabalhadores americanos com o seu trabalho está ao nível da década de 80, tendo vindo a aumentar depois de um mínimo nos anos da "Great Recession" (esta tendência para engrandecer qualquer fenómeno político ou económico infecta desde há uma ou duas décadas os mídia e é propagada nas redes sociais).

1 comentário:

Anónimo disse...

Por este escrito se vê o vosso elevado nível mental.
Abraço