Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

11/12/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (95a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

«A educação é a nossa paixão». Correndo bem, é nossa realização. Correndo mal é problema deles

Desde 1995, enquanto que a endoutrinação woke aumentava, a despesa pública com educação caía de 5,5% do PIB para 4,6% (fonte). Os resultados dos testes PISA 2022, divulgados há dias, dão uma medida do desastre e mostram uma queda face a 2018 de 21 pontos em Matemática, 15 pontos em Leitura e 7 pontos em Ciências, quedas superiores à média dos países da OCDE em 41%, 54% e 249%, respectivamente (fonte). 

As percentagens de alunos de baixo desempenho (abaixo do nível 2) aumentaram em todas as áreas e no caso da Matemática o descalabro foi particularmente grave, porque o desempenho teve pela primeira vez uma queda e quase 30% dos jovens apresentaram baixo desempenho (mais 6,4 pontos percentuais do que em 2018).

João Marôco

Para os aviões descolarem é preciso o governo aterrar

Em 2008 o governo do Eng. Sócrates aprovou Alcochete como a localização do novo aeroporto, apesar do «Alcochete? Jamé!» do seu ministro das Obras Públicas. Em 2011, o Eng. Sócrates exilou-se em Paris deixando o Estado sucial intervencionado pelos credores e sem cheta para aeroportos o que levou o governo gestor da falência a abandonar o projecto. Decorridos quinze anos, o aeroporto de Lisboa é considerado o quarto pior do mundo e alguns dias depois, na véspera de ser anunciada a dissolução do parlamento, resultante da demissão do Dr. Costa três semanas antes, o seu governo anuncia Alcochete como a melhor localização.

O Estado sucial não funciona fora das horas de expediente

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) é um paradigma do funcionamento do Estado sucial administrado incompetentemente pelo PS. Só quatro anos depois do assassinato de um cidadão ucraniano por inspectores do SEF os autores do crime foram julgados e condenados. Enquanto isso, para disfarçar a incompetência e a negligência, o governo resolveu desmantelar o SEF e substituí-lo pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e a Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros (UCFE). Outras funções foram transferidas para a PSP, a GNR e a PJ, o Instituto dos Registos e Notariado (IRN), o Sistema de Segurança Interna (SIS) e as autarquias.

Entretanto, os imigrantes que são identificados pela GNR recebem uma notificação para se apresentarem na AIMA nas “horas de expediente” (8 às 20h dos dias de semana) (fonte).

«Em defesa do SNS, sempre» / «O SNS é um tesouro»

A urgência obstétrica e ginecológica em Lisboa, assegurada pelos hospitais de S. Francisco Xavier e Santa Maria, não tem médicos em vários dias de Dezembro. (fonte)

O PS abre via rápida de acesso ao SNS

O representante do PS na Comissão Parlamentar de Saúde falando sobre o envolvimento de S. Exª e do seu filho no caso das gémeas brasileiras, postulou que «nenhum cidadão deve ser discriminado positiva ou negativamente pela circunstância de ser pai, filho ou neto de alguém que tenha mais ou menos notoriedade». Abriu-se assim a qualquer cidadão acesso para obter para os seus familiares, amigos ou conhecidos actos médicos, desde uma simples uma consulta na urgências até à cirurgias complexas.

(Continua)


Sem comentários: