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13/04/2023

A localização do novo aeroporto de Lisboa é em qualquer sítio menos em Lisboa (ou talvez não)

Há várias décadas que é anunciado regularmente o esgotamento da capacidade do aeroporto da Portela, agora rebaptizado General Humberto Delgado em homenagem a um homem do Estado Novo reciclado, anúncio que habitualmente precede o do novo aeroporto de Lisboa que está para chegar.

E não chega porque regularmente são acrescentadas mais localizações possíveis ou combinações de localizações. As duas últimas foram Monte Real e Alcochete+Portela, o que faz até agora nove localizações possíveis.

A meu ver, Monte Real é definitivamente a melhor de todas porque com o TGV, que há-de chegar com El-Rei Dom Sebastião, a parar em Leiria, este aeroporto ficaria a 40 minutos de Lisboa e a 50 do Porto permitindo substituir pelo menos dois aeroportos e talvez também o de Beja e mais tarde o de Faro.

Para abrir espaço às novas localizações, vão sendo descobertos inconvenientes às antigas, como nos casos de Alcochete e Montijo que afectarão os maçaricos-de-bico-direito, o que certamente levará a abandonar estas localizações porque, diferentemente do que se fez com a A8 desviada uns kms por causa de uns casais de rato de Cabrera, ter-se-ia que rebocar um aeroporto para o interior e lá daríamos préstimo ao aeroporto de Beja que hoje só abre aos domingos e que, com a salvação dos maçaricos-de-bico-direito, abriria todos os dias e permitiria substituir a Portela e talvez Faro.

Ou então, não. E ficaria tudo como está, com a vantagem de não se torrar o dinheiro que bastante falta faz para manter 740 mil funcionários públicos, que constituem uma parte significativa da freguesia do PS. É precisamente a proposta do Dr. João Soares, proposta que tudo indica tem as maiores probabilidades de vencer por falta de comparência das outras opções.

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