Nas palavras de um artigo sonso não assinado do Diário de Notícias, o «Regime de Putin comemora 80 anos da vitória soviética na atual Volgogrado (antiga Leninegrado Estalinegrado) para traçar paralelismo com a invasão à Ucrânia». O artigo cita também um Andrei Oreshkine e uma Tatiana Prikazchikova que em nome do povo russo abençoam a tese putinesca que, no essencial, troca o papel do agressor pelo do agredido.
A propósito de novas sanções anunciadas pelo Canadá, também Maria Zakharova, a porta-voz de Sergei Lavrov, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, evocou o Terceiro Reich.
Essa evocação da mitologia nazi-fascista, com o seu culto da nação ariana, do seu Fuhrer e do nacionalismo agressivo, é um equívoco porque a evocação seria muito mais apropriada à clique cleptocrática putinista, que usa o complexo imperialista russo e procura a legitimação na igreja do patriarca Cirilo, do que a qualquer das democracia ocidentais, incluindo as defeituosas.
2 comentários:
Apenas uma precisão menor : Volgogrado é o nome actual da antiga Estalinegrado. Leninegrado foi Petrogrado, depois( e agora de novo ) S. Petersburgo. Obrigado
Obrigado.
Enviar um comentário