Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/02/2014

SERVIÇO PÚBLICO: O princípio do princípio (30)

Outros princípios do princípio

Notícias positivas do Portugal Que Trabalha (PQT):


Afinal, apesar da brilhante previsão «próxima dos 6%» do secretário nacional do PS Dr. Brilhante Dias, o défice do OE deve ficar ao redor dos 5,2% em contabilidade nacional ou 4,7% para efeito do cumprimento do PAEF. A Segurança Social que, para os mais distraídos, recordo se mantém insustentável a longo prazo, apresentou um excedente de 400 milhões muito acima dos 57 milhões estimados em Outubro que ajudou à festa.

E uma das melhores notícias quanto à contínua melhoria das contas externas é que parece dever-se mais a factores estruturais do que à contracção de procura que segundo o BCE representará apenas 1/5 da melhoria da balança de transacções correntes (ver este post de Pedro Romano - via Insurgente).

Segundo dos dados de ontem do destaque do INE, o desemprego continuou a diminuir e no final do 4.º trimestre de 2013 desceu 0,3% para 15,3%. Diferentemente da lengalenga do jornalismo de causas e da esquerdalhada, que só descobriram que o desemprego crescia depois do engenheiro Sócrates ter ido para Paris, e agora minimizam os ganhos como se devessem à emigração, os dados do INE mostram que a população desempregada diminuiu 10,5% no último ano e a população empregada aumentou 0,7% (cerca de 30 mil no mesmo período). É pouco? Pois é, mas para igualar os dislates dessa rapaziada eu poderia dizer (se fosse tão burro ou desonesto quanto eles) que a explicação é o regresso de emigrantes…

Entretanto, e não obstante o clima de instabilidade nos mercados, resultante da incerteza quanto aos países emergentes (onde se destacam os ruídos das rachas dos edifícios em construção do socialismo tropical: Brasil, Argentina e Venezuela), os yields da dívida pública portuguesa mantém a tendência de melhoria.

Dívida pública portuguesa a 10 anos - pay attention: o eixo das ordenadas começa em 5%  (Fonte: Bloomberg)

Notícias deprimentes do Portugal Que Se Queixa (PQSQ):


Não é que seja em si deprimente, mas não é de bom augúrio saber que o fluxo de depósitos bancários em Novembro foi o mais baixo desde Fevereiro de 2006. Estará o PQSQ no intervalo das queixas e manifs a preparar-se para mais uma demonstração do paradigma que postula que puxar pelo consumo não garantindo o crescimento da economia pelo menos assegura o crescimento da dívida?

Deprimente por antecipação será a reacção dos comentadores ressabiados a partir de Setembro quando a nova metodologia SEC 2010 do Eurostat para cálculo do PIB irá aumentá-lo entre 1 a 2% - continuando a economia na mesma, já se vê. Vai ser o maior concurso de despautérios da década com os ressabiados a tentarem demonstrar que o eventual crescimento (em qualquer caso, certamente muito modesto) se deverá em exclusivo à alteração metodológica .

Sem comentários: