Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

04/01/2011

SERVIÇO PÚBLICO: Torrefacção BPN (Bis)

[Continuação daqui]

Ninguém parece saber o tamanho do buraco negro do BPN. Sabia-se da injecção de 4,5 mil milhões e dos mais 500 milhões a caminho e adivinha-se ser isto apenas uma parte. Ficou a saber-se dos 2 mil milhões de activos que não valem a ponta de um corno para transferir para três veículos que irão diluir as imparidades (em financês a diferença entre o valor nominal e a ponta de um corno) durante 10 anos. Dito de outro modo, aos sujeitos passivos irão ser extorquidos durante esse período 200 milhões por ano a somar à extorsão já consumada à conta do BPN.

Entretanto, numa outra galáxia, há um candidato-presidente que foi chefe de presidentes, administradores e accionistas do BPN e ele próprio accionista, que, com a falta de savoir-faire e de timing habituais, se pôs a jeito para ser o bombo da festa do governo que anda há 3 anos a entornar dinheiro em cima do problema que criou. Quem sabe ainda precisa da 2.ª volta para tentar vencer apertadamente o poeta Alegre.

Sem comentários: