Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

20/07/2004

AVALIAÇÃO CONTÍNUA: A lambidela ao novo líder.

Secção Musgo Viscoso
Sob o título premonitório «O novo líder», a propósito da candidatura do engenheiro Sócrates à suprema magistratura do Partido Socialista, o doutor Prado Coelho semeou os seus elegantes ditirambos no Público.
«Nesse plano, a entrevista de José Sócrates, invulgarmente astuta na gestão das fórmulas, revelou-se sempre um pouco vaga e abstracta. Podemos dizer que havia nele uma grande preocupação: mostrar a sua capacidade teórica e informação intelectual. Algumas citações nómadas iam nesse sentido. Mas curiosamente nesse domínio Sócrates mostrou-se pouco moderno: para além da já conhecida referência a Bernstein (que o levou da JSD ao PS), mostrou-se pouco à vontade nestas matérias, ...»
Escreveu ele, acrescentando a oferta implícita dos seus prestimosos serviços para evitar citações nómadas:
«Tudo depende agora da equipa que vier a formar.»
Cinco bourbons pela sua persistência em apanhar todos os comboios que ainda têm terceira classe (começou em 1974, com o do PCP com o maquinista doutor Cunhal aos comandos, passou por vários outros, incluindo o do Cavaquistão, e nunca mais parou). Dois ignóbeis porque a coisa começa a ser um bocado repelente.


Nova Definição Impertinente:
Citações nómadas (intelectualês)
Citações, feitas por um líder ou candidato a líder, que distribui, em acto ou em potência, sinecuras. São citações sem a consultoria dum especialista, que, porém, já se perfila para emprestar os seus sábios conselhos a troco dum prato, se não puder ser um tacho, de lentilhas.

Sem comentários: