Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/11/2023

Israel está a perder a batalha da opinião pública

Fontes: Economist, Free Press

Na verdade, quem está a perder essa batalha é o governo do Likud coligado com partidos ultranacionalistas e ultraortodoxos (os judeus Haredi têm subsídios especiais que compensam os impostos e estão dispensados do serviço militar), com um programa que excluiu o princípio dos dois Estados e incluiu a expansão dos colonatos na Cisjordânia. 

É conhecido o ódio de estimação que a esquerda tem por Israel e o desvelo que acalenta pelo terrorismo. É também sabido que quem publica nas redes sociais não é propriamente o cidadão comum, ainda assim, os dados acima são tão esmagadores que indiciam claramente uma evolução desfavorável da opinião pública. Para quem pensa que isso é indiferente para o apoio (nalguns reticente e noutros cínico) da maioria dos governos dos países democráticos, é melhor pensar duas vezes porque os governos democráticos não podem ignorar a opinião pública, ao contrário dos autocráticos onde só existe opinião oficial.  

[Dois exemplos, entre muitos outros possíveis, da fabricação pelo agitprop do Hamas de "notícias" disseminadas acriticamente pelos jornais com a cumplicidade dos jornalistas de causas da esquerdalhada que manipulam a opinião pública:

Sem comentários: