Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

27/10/2021

Mitos (315) - O contrário do dogma do aquecimento global (XXVI) - A histeria climática leva ao neomalthusianismo

Outros posts desta série

O texto seguinte é tradução automática de um excerto do artigHaving a child is the grandest act of climate destruction na Spectator, considerada uma revista conservadora, de Tom Woodman, um sujeito que confessa ter desistido de ter filhos pelas razões que explica. E estamos assim. Quem pretende ter uma visão racional baseada no conhecimento científico fica entalado entre o ruído da histeria climática que levada às suas últimas consequências conclui que o homo sapiens sapiens tem de ser erradicado para salvar o planeta, e do outro lado o ruído das teorias da conspiração que consideram que o único problema sério com o ambiente é a histeria climática.

«Se você está pensando seriamente em reduzir sua pegada climática, não há nada mais poderoso que você possa fazer do que decidir não ter filhos. Os fatos são claros e brutais. Um estudo acadêmico estabeleceu isso há alguns anos: se você vive sem carros, economiza 2,4 toneladas de CO2 equivalente (tCO2e) por ano. Se você evitar uma viagem de avião, será economizado 1,6 tCO2e por rodada de voo transatlântico. Comer uma dieta baseada em vegetais economiza 0,8 tCO2e por ano. Mas não ter um filho, pelo menos no mundo desenvolvido, economiza 59 toneladas (tCO2e) de redução de emissões por ano. Portanto, ter um filho inflige muito mais dano ao planeta do que todo o agito e consumo de bife que você possa fazer: elimina qualquer bem que possamos, como indivíduos, esperar alcançar durante nossas vidas.

(...)

No ano passado, o IPCC, o painel de mudanças climáticas da ONU, modelou um futuro para nossas crianças no qual a devastação climática se intensifica. Nesse cenário, os alimentos escasseiam à medida que o aquecimento dos mares destrói a vida marinha e os mantos de gelo entram em colapso. Inundações consomem terras em todo o mundo, enquanto micróbios recém-liberados e mosquitos estimulados florescem, adicionando febre a ondas de calor violentas e clima extremo, piorando além da capacidade de muitas pessoas de lidar - nesse ponto, as reações humanas são previsíveis.

O IPCC estabeleceu cinco futuros potenciais. O cenário descrito acima é o mais otimista.

Se eu tiver filhos, todas as evidências que vejo me dizem que a mudança climática vai aterrorizá-los, restringi-los e tirar anos de suas vidas. Não posso fazer o que um pai deve fazer - não posso dar a eles um futuro, segurança e garantia e a promessa de que tudo ficará bem, não enquanto o mesmo tudo desmoronar ao redor deles. Em meus momentos mais positivos, o melhor que eu poderia esperar seria que meus filhos morressem em paz antes que o pior acontecesse - algo que também espero para mim.

Ah, você pode pensar: estou sendo melodramático novamente. A humanidade passou por dificuldades e dores. Tivemos crianças com bombas caindo na estrada, uma guerra nuclear iminente, uma praga desenfreada e fome iminente. Diante de ameaças graves, o instinto evolutivo é ter mais progênie, não menos.» 

3 comentários:

Anónimo disse...

Falta apresentar as contas ao carbono que se economizaria com o suicídio dos membros dessa seita. Quem sabe, poderia valer a pena. O planeta ou Gaia, agradeceria.
Em alternativa, o manicómio. Uma forma mais civilizada de lidar com o problema.

Unknown disse...

Hollywood & Lissenko, Inc.

Oscar Maximo disse...

Claro que para um economista, o crescimento infinito ]e perfeitamente racional, podem escrever num papel ou ecran um numero t\ao grande quanto se queira.