Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

29/10/2021

Mais um prego para o caixão do ensino público em Portugal. É o que dão as paixões socialistas pela educação


«King’s College School investe 45 milhões e abre colégio em Cascais


O colégio tem capacidade para 1200 alunos dos um aos 18 anos e vai oferecer a totalidade do currículo internacional de Cambridge, até ao Year 11 (16 anos), culminando com o programa de IB Diploma nos Years 12 e 13 para alunos entre os 16 e os 18 anos.»

Enquanto isso, as escolas públicas foram transformadas em instituições para proporcionar emprego a professores desmotivados e mal preparados, escolas (*) que se esmeram no facilitismo, a fazer felizes os alunos, doutriná-los na identidade de género e ensinar-lhes a linguagem inclusiva, escolas que, em consequência, deixaram de ter o papel de elevador social. É mais um exemplo de como as políticas públicas socialistas são apresentadas para promover a igualdade e acabam a aumentar a desigualdade de oportunidades.

Ah!, quase me esquecia. É mais uma oferta para os militantes da esquerda que têm uma paixão pelo ensino público e inscrevem os filhos nas escolas privadas.

(*) Acrescentado para deixar claro (ver comentário) que me refiro às instituições e não aos professores, entre os quais uns se esmeram, etc. e outros não.

2 comentários:

Anónimo disse...

Nem todos. Nem todos procuram doutriná-los ne identidade de género, na linguagem inclusiva ou nas teorias críticas e afins. Eu, pelo menos, não o faço. Por isso não há que meter todos no mesmo saco e recorrer a proposições universais.

Anónimo disse...

O S. Tiago que aprendeu a viver nos saloios, nada aprendeu depois.
Se não fora a vontade de trabalhar e o altruímo de um pobre esquerdalhado benzido, não haveria tantos professores manga-de-alpaca.