Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

28/10/2021

Relatório minoritário no Novo Império do Meio

Citando The Perfect Police State - An Undercover Odyssey into China's Terrifying Surveillance Dystopia of the Future do jornalista Geoffrey Cain, o Público publicou há dias o artigo «O governo chinês acredita que criou um sistema que consegue prever crimes» onde denuncia que «a China está a usar um sistema de inteligência artificial que alegadamente detecta “pensamentos terroristas” para vigiar as minorias muçulmanas no país».

O Público não está a dar novidade nenhuma - pelo menos há cinco anos que isso é conhecido, ver por exemplo China Tries Its Hand at Pre-crime - e infelizmente não se trata apenas de vigiar as minorias muçulmanas, trata-se de antecipar e identificar a dissidência sobre todos as formas.

Uma vez mais, a arte não só imita a vida como por vezes a antecipa: no conto The Minority Report de Philip K. Dick, publicado em 1956 e adaptado ao cinema por Steven Spielberg em 2002, uma polícia especial captura os criminosos antes do crime ser cometido. É o sonho da tirania.

Sem comentários: