Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

07/05/2010

Lost in translation (45) – não há vida para além do orçamento foi o que ele quis dizer

Henrique Granadeiro, colocando o seu chapéu de economista e mostrando uma «visão sombria» dos amanhãs que já não cantam, defendeu na conferência do Diário Económico, em alternativa à desvalorização da moeda, que não é possível com o euro, o aumento do IVA. Os esforços para construir versões da trapalhada TVI compatíveis com as de Sócrates, Bava e os boys podem ter afectado a sua ciência económica, fazendo equivaler duas soluções diferentes com resultados radicalmente diferentes.

Da desvalorização poderiam resultar efeitos positivos no comércio externo por aumento da competitividade e efeitos negativos directos na inflação, por aumento dos preços dos bens importados, e um efeito induzido e diferido pelo aumento dos salários para ajustamento à perda de poder de compra. Do aumento do IVA não resultaria directamente nada em relação ao comércio externo e teríamos um aumento da inflação, da carga fiscal e do peso do Estado. Adicionalmente teríamos um efeito induzido e diferido de perda de competitividade pelo aumento dos salários para ajustamento à perda de poder de compra que no final aumentaria o défice do comércio externo. Em resumo, o aumento do IVA, ao conseguir apenas um aumento das receitas correntes e uma eventual redução do défice orçamental (supondo que as despesas correntes aumentariam menos, o que é tudo menos garantido), constitui a via do não há vida para além do orçamento.

Sem comentários: