Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

18/06/2009

CASE STUDY: serão os reguladores americanos como os generais franceses?

Durante décadas, nomeadamente durante todo o mandato de Alan Greenspan, e até hoje, a Reserva Federal americana respeitou o dogma de que não deveria usar a política monetária para rebentar as bolhas imobiliárias. A par de várias outras asneiras, como seja manter as taxas de juro artificialmente baixas numa conjuntura de enorme liquidez, o respeito pelo dogma foi um dos factores que paralisou o Fed durante uma década de «irracionalidade exuberante» no mercado imobiliário.

Recentemente, Janet Yellen, presidente da Reserva Federal de S. Francisco, pôs em causa o dogma, preconizando o aumento das taxas quando o mercado imobiliário aquece, nomeadamente num quadro de crédito fácil resultante do excesso de liquidez. Foi pena não ter cometido a heresia há 2 anos e tentar então convencer o velho Greenspan a mudar a agulha do comboio descarrilado que levou à crise em curso.

Em linha com estas iluminações tardias, Eric Rosengren, presidente do Fed de Boston, reconheceu que os reguladores estavam a dormir em relação aos «perigos da evaporação de liquidez» subsequente ao crash. Tarde demais para esta crise. Pode ser que a coisa pegue no futuro, o que pode tornar os reguladores americanos homólogos dos generais franceses sempre preparados para a última guerra – recordemos a linha Maginot laboriosamente construída no intervalo das duas guerra mundiais que os alemães tornearam em poucos dias com as suas divisões Panzer.

Sem comentários: