Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

13/03/2005

ARTIGO DEFUNTO: a Cóltura (com maiúscula) só trata de dinheiro

O caderno Actual do Expresso é uma fonte inesgotável de demonstrações da dependência da arte independente ou, se quiserem, de materializações da Cóltura (com maiúscula), a actividade das pessoas cóltas, que concebem óbjectos cólturais invendáveis.

Uma vez mais, o caderno traz no seu bojo um acervo de pedidos, exigências, constatações, solicitações, exposições, apoios mendigados, concursos criticados, prémios anunciados. Numa só palavra, a Cóltura do Actual só trata de dinheiro.

Só trata de dinheiro, e nisto é igual ao Banco Privado Português. Igual mas diferente, porque o BPP paga a publicidade mais inteligente que se pode ler na imprensa portuguesa. O penúltimo anúncio, escrito por Miguel Esteves Cardoso, e o último de José Eduardo Agualusa, são exemplos notáveis de humor refinado e de bom gosto ou, dito de outro modo, são objectos culturais vendáveis e portanto vendidos.

Sem comentários: