Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

12/05/2004

DIÁRIO DE BORDO: Não pode haver dois pesos e duas medidas. (Corrigido)

Durante o colóquio "Os media em situações de crise, conflito e guerra" na Universidade Autónoma de Lisboa, o general Garcia Leandro, director do Instituto de Defesa Nacional, a propósito da guerra no Iraque, a par de comentários incompreensíveis, como "O Watergate ao pé disto é uma brincadeira de crianças" (alguém urinou na sede da campanha do Partido Democrata?), fez pelo menos um outro que eu percebo e com o qual concordo inteiramente: «O que está em causa são os valores da cultura ocidental

É à luz desse valores que se deve exigir a punição dos executores e de todos os responsáveis (também Rumsfeld, se for caso disso) pelos abusos sobre prisioneiros iraquianos. É à luz dos mesmos valores que se deve exigir a captura e punição de todos os executores e responsáveis pelos crimes de terrorismo, qualquer que seja a «causa» em nome dos quais tenham sido cometidos.

O relativismo «multicultural» que invoca dois pesos e duas medidas é odioso e, no final, racista. Não graduar a gravidade dos crimes é eticamente inaceitável - explodir uma bomba num mercado não é exactamente a mesma coisa que urinar em cima de um prisioneiro.

Sem comentários: