Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/06/2009

Outros obamas de Obama fazem felizes os obamófilos: episódio (1) para cada um a sua justiça

Se ainda houvesse dúvidas que a Sonia Sotomayor, nomeada pelo presidente Obama para o Supremo Tribunal, é a juíza perfeita para aplicar a justiça de causas, o caso Ricci v DeStefano que julgou no tribunal de New Haven, Connecticut, elimina-as definitivamente.

O caso aqui descrito está neste momento no Supremo onde a juíza Sotomayor ainda irá chegar a tempo de participar na decisão final. Num concurso realizado pelo município de New Haven para a promoção de bombeiros nenhum negro conseguiu aprovação e, por essa razão, o município decidiu anular o concurso e não promover nenhum dos bombeiros aprovados. Alguns bombeiros, incluindo um hispânico e um disléxico que fez uma preparação especial e um estudo intensivo para o concurso, accionaram o município por discriminação racial. A juíza Sotomayor decidiu contra eles.

Esta visão da justiça é um retrocesso civilizacional e tanto pode ser usada a pretexto de corrigir as desigualdades raciais, como as sociais, como para combater o fascismo, ou o comunismo, ou o socialismo ou o liberalismo. Ou para suprimir a liberdade a pretexto de promover a justiça.

Sem comentários: