Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

02/10/2005

ESTÓRIA E MORAL: la putain de la Republique

Estória
O doutor Soares que tinha ganho até então tudo quanto havia para ganhar, incluindo uma página na história portuguesa do século XX, já foi traído pelo seu ego quando se dispôs a candidatar-se a presidente do parlamento Europeu e veio a perder contra uma «dona de casa», como ele lhe chamou, acabando sentado anonimamente na bancada.

Sem querer exagerar as notícias sobre a sua morte política antecipada, tudo indica que o seu apego ao palco o pode atraiçoar uma vez mais. E desta vez não se arrisca só a perder uma eleição. Arrisca-se a ser apagado da memória dos portugueses.

Se eu acreditasse que o engenheiro Sócrates é um príncipe maquiavélico, diria que manobrou as eleições autárquicas e as presidenciais para lhe limpar o terreno dentro do PS, matando duma só cajadada vários coelhos (e metendo eventualmente uns chumbos no doutor Jorge). A oposição liríco-esquerdista, simbolicamente encabeçada pelo poeta Alegre, a muito mais perigosa facção da família Soares (pai, filho e espíritos santos) e, de brinde, a cabeça da luminária enfatuada que dá pelo nome de professor Carrilho.

Moral

O doutor Soares, como aquela outra velha senhora, tem muito passado, pouco presente e nenhum futuro.

(Vá-se lá saber porquê, saiu-me para título desta edificante estória este. Suspeito que terá sido pela estranheza com que me soou «ética republicana» para caracterizar a vulgata moral vigente durante a baderna que durou de 1910 a 1926, que inspira ainda hoje parte da nossa dinossáurica esquerdalhada.)

Sem comentários: