Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

24/10/2005

ARTIGO DEFUNTO: não havia necessidade

Para quem tenha lido no caderno Economia & Internacional do Expresso de 22-10 a peça de Luísa Meireles «O modelo em questão» e lhe tenha soado vagamente familiar, não tanto as palavras, mas a abordagem e a «modelização», fique a saber que não foi o único. Aconteceu-me o mesmo. Ainda procurei alguma referência a fontes, mas nada.

Se a coisa lhe pareceu familiar, é muito provável que seja um assinante ou pelo menos um leitor regular de The Economist, que publicou no número de 1-10 na secção Charlemagne uma peça com o título «Choose your poison» que foi certamente a fonte não citada do «estudo» da jornalista.

Reconheço que, face aos paradigmas vigentes no jornalismo doméstico, não é especialmente grave escrever uma peça colada a outra. Já por cá vimos coisa infinitamente mais vergonhosa. Mas não havia necessidade - a gente lia na mesma, até com mais confiança, se a peça original fosse referenciada.

Sem comentários: