Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

20/10/2005

SERVIÇO PÚBLICO: Oil for food - the french connection

Por alguma razão que me escapa, não encontrei na Bloguilha vestígios de comentários a esta notícia que já tem uma semana.

Jean-Bernard Mérimée, antigo embaixador de França na ONU está a ser acusado por um tribunal francês (hélas) de ter concedido favores a Saddam em troca de «direitos sobre a venda de dois milhões de barris de petróleo». Este escândalo pode estar ligado por pipeline ao outro que envolve o filho de Kofi Annan, visto que essa venda foi feita por uma empresa acreditada na ONU.

Escreve o Público, com alguma ingenuidade, que «o caso constitui um embaraço para as autoridades francesas, acusadas por Washington de não terem apoiado a guerra contra o regime de Saddam devido aos interesses económicos que tinham no Iraque». Na verdade as autoridades francesas há muito que deveriam estar embaraçadas - por exemplo desde que se sabe isto.

Sem comentários: